CACHOEIRASs


Confira abaixo a relação das principais cachoeiras de Macacos e se programe para uma viagem inesquecível.

Distante apenas 20 km de Belo Horizonte, São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecida como Macacos, é um distrito de Nova Lima. A proximidade com a capital mineira torna Macacos um destino irresistível para quem mora em BH ou para turistas que estão visitando a cidade. Em Macacos há inúmeras opções bares, restaurantes, cachoeiras e claro, muita natureza.

001

– Cachoeira da Ponte

Uma ótima opção para os visitantes de Macacos é a Cachoeira da Ponte, que possui quedas d’águas e poços naturais ótimos para banho e lazer. O lugar tem uma vasta área em que o turista pode relaxar em pequenos bancos de areia ao longo do rio. O local é cercado pela natureza que se apresenta bela e pronta para receber de braços abertos as pessoas que por ali passeiam e buscam sombra e água fresca.

Localização: O acesso é fácil somente para carros e motos. Para chegar até a cachoeira é preciso seguir a estrada de terra batida, sentido Nova Lima, que se encontra no início da Estrada dos Mendes, logo após o bairro Capela Velha.

– Cachoeira dos Mendes

Localizada logo após a Cachoeira da Ponte, seguindo pela mesma estrada de terra batida sentido Nova Lima, em região cercada por belos condomínios. A cachoeira tem quedas d’águas com vários poços, que desaguam no Rio das Velhas e são próprios para banho e lazer.

– Cachoeira Central

A Cachoeira Central se localiza numa região mais próxima do centro de Macacos, aproximadamente a 1 km. É de fácil acesso, sendo uma boa opção para iniciar a pratica do trekking. Possui poços naturais que encantam os visitantes, além disso, os turistas podem apreciar a natureza local que apresenta uma rica variedade de espécies da fauna e flora. Devido à facilidade de acesso este atrativo vem sofrendo maior degradação, sendo no momento merecedor de maior atenção por parte das pessoas que se preocupam com a preservação ambiental em Macacos.

– Cachoeira dos Macacos

002

É formada por um salto único de aproximadamente 2 metros de altura. A vegetação circundante é de mata de galeria, e a fauna é representada por aves de pequeno porte, cigarras e insetos.

– Cachoeira do Dantês

A Cachoeira do Dantês se localiza numa região mais afastada do centro do arraial, geograficamente ao lado do Jardim Amanda, embora seu principal acesso se dê próximo à Cachoeira de Macacos (ao chegar na forquilha que leva à Cachoeira de Macacos, em frente ao Sítio Bar, o visitante deve permanecer na pista da direita).

A cachoeira possui cascatas e poços naturais que encantam os visitantes que ali se banham, além disso os turistas podem apreciar a natureza que apresenta uma rica variedade de espécies. A região da cachoeira do Dantês é bem deserta, as vias de acesso não são asfaltadas e por isso o lugar é conhecido como “O Sertão de Macacos”. O diferencial desse lugar são as estradas de terra batida que proporcionam aos visitantes a sensação de estar em uma estrada da roça. O lugar é ideal para a prática de esportes radicais, como trekking, rafting, ducking (caiaque inflável), biking, trails e aventuras com off-road, sendo ponto de partida para várias trilhas. Se você vai de automóvel, chegará em aproximadamente 10 minutos. Fique atento ao local de parada. É preferível percorrer os últimos 300 metros a pé, para não ter problemas na hora de retornar. Se for caminhando, o percurso costuma ser desenvolvido em cerca de duas horas.

Como chegar em Macacos – São Sebastião das Águas Claras

Veículo Particular: Através da Av. Nossa Senhora do Carmo – BR 040 sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita logo após a placa que indica a Mineração MBR, km 25.

De Ônibus: Linha 3915 – São Sebastião das Águas Claras.

 

003

Um pouco da história de Macacos

O povoamento do distrito de Macacos teve início no século XVIII, com a descoberta do ouro na região. São muitas as histórias que definem o nome Macacos para o vilarejo de aproximadamente 3 mil habitantes com seus seis bairros: Capela Velha, Jardim Amanda, Parque do Engenho, Mendes (Santo Daime), Jardins de Petrópolis e Passargada.

Jardim Amanda é o mais antigo bairro de Macacos, sendo também um dos mais nobres, e onde se encontram as mais belas residências e chácaras. O bairro é acessado pela Rua Dona Maria da Glória (Rua Principal).

As principais atrações em Macacos são: gastronomia diversificada (da tradicional culinária mineira à alta gastronomia internacional), a capela São Sebastião, o ecoturismo e turismo radical, suas charmosas pousadas, o famoso doce de leite de Macacos e suas inúmeras cachoeiras.

 

E aí, curtiu a leitura sobre as Macacos e suas cachoeiras? Venha nos visitar!

Hospede-se na Pousada A Vista da Montanha.




Alameda dos Ipês, nº 2 - Jardim Amanda - Macacos / MG - CEP: 34000-000

(31) 3547-7255 / 3547-7384 / 98787-0756 (Cel / WhatsApp)

gentilnunan@gmail.com